Os equipamentos para montaria em touro
A prova de montaria em touro é a mais tradicional do rodeio a nível mundial e exige grande equilíbrio e habilidade para permanecer 8 segundos em cima de um animal bravo que quer derrubar o peão. Para que o atleta desempenhe essa atividade esportiva com segurança é essencial contar com equipamentos como a correia, por exemplo. A seguir, conheça melhor esse e outros itens.
O que é a montaria em touros?
A modalidade que foi introduzida no Brasil no final da década de 1970 tem como objetivo permanecer sobre o touro segurando-se com apenas uma mão. A outra, que é chamada de mão de equilíbrio, deve ficar bem esticada e não tocar em nada. Se a mão de equilíbrio tocar seja no animal, no corpo do próprio competidor, na cerca ou qualquer outro lugar, mesmo que involuntariamente, os juízes consideram apelo, isto é, SAT (Sem Aproveitamento Técnico).
Também é considerado apelo quando o peão, mesmo sem querer, encaixa a espora na corda americana. Trata-se de uma modalidade que exige grande atenção. Observa-se o grau de dificuldade que o touro impõe ao peão e a partir disso é gerada uma nota de 0 a 100 para o competidor, de acordo com seu desempenho. Deve-se evitar qualquer tipo de equipamento que possa causar maus tratos aos animais; isso é de extrema importância.
Conheça os equipamentos para montaria em touro
A seguir vamos explicar melhor quais são os equipamentos para rodeio em touro e suas funções.
Correia: a função desse equipamento é segurar a bota do peão durante a montaria.
Corda americana: é a corda usada para envolver o corpo do touro e sua matéria-prima deve oferecer resistência ao atrito bem como facilidade para que o peão a segure com firmeza. Quando alguém ajuda o peão a subir no touro é quando se está amarrando a corda. A regra permite que seja dado somente um nó para fazer a regulagem.
Cera para sovar a corda: tipo de cera utilizada para proporcionar maior fixação do peão à corda, dando-lhe mais estabilidade quando estiver montado no touro.
Sedém: Cinta utilizada para estimular o animal. Esse equipamento deve ser feito de material macio, como lã ou algodão. Não pode causar nenhum tipo de mal-estar ou ferimento para o animal. Seu comprimento máximo é de dois metros e meio.
Luva: a luva do profissional de montaria em touro deve ser feita de couro para dar estabilidade e conforto durante a competição.
Munhequeira: item utilizado como substituto do esparadrapo ou do tento de couro. Além de segurar melhor a luva do competidor, protege o seu punho.
Esporas: essas peças são usadas nas botas dos peões e fixadas através de correias, objetivando apenas estimular os animais por meio do contato.
Roseta para espora de montaria em touro: é a peça arredondada que compõe a espora e ajuda a demonstrar para o animal os comandos do peão. Algumas pessoas têm a impressão errada de que esse equipamento machuca os touros, contudo, a roseta é projetada exatamente para não causar nenhum incômodo ao animal. As peças oficiais de rodeio têm design arredondado e sem pontas.
Protetor bucal: os equipamentos de segurança pessoal do peão são fundamentais e um dos mais importantes é o protetor bucal, pois, em uma queda, seus dentes podem quebrar sem a proteção desse item.
Capacete para montaria: o capacete dessa modalidade é específico, visando proteger o peão em caso de queda, pisões, cabeçadas, chifradas e outros impactos. O competidor deve contar com uma peça que permita regulagens para que o capacete tenha boa aderência à cabeça, evitando qualquer possibilidade de se soltar.
Calça de montaria em touro: uma peça que também ajuda na proteção do corpo do peão. Geralmente é feita de couro de alta resistência e com possibilidade de ajuste.
Colete de montaria em touros: peça feita de borracha grossa e couro que tem como objetivo absorver o impacto de eventuais pisões dados pelo touro. Não podemos esquecer que os peões do rodeio em touro estão suscetíveis a uma série de situações que colocam a sua integridade física em risco.
Mochila: para levar os seus equipamentos de montaria em touro com segurança para as competições vale a pena ter uma mochila reforçada com alças seguras e diversos bolsos.
Todos os equipamentos, de segurança ou para a manipulação do touro, são fundamentais para a prática assertiva dessa modalidade. Ressaltamos que na loja virtual da Rodeo West você encontra esses equipamentos com diversas opções para escolher.
Se você tem interesse em saber mais sobre a competição de montaria em touros, acompanhe nosso blog para mais dicas e curiosidades!