Música

Jorge e Mateus: mais de 10 anos de sucesso

Você gosta da dupla Jorge e Mateus?
Jorge e Mateus – Dupla sertaneja de sucesso – Crédito da Imagem: http://www.ukecifras.com.br

A dupla Jorge e Mateus é um dos destaques do cenário da música sertaneja brasileira. Hoje vamos contar um pouco da história e relembrar alguns clássicos da carreira.

O estado de Goiás e a música sertaneja

É impossível ficar impressionado com a ideia de que o estado de Goiás tenha sido o local em que mais uma dupla sertaneja brasileira se formou. É impossível, pois a lista de nascidos lá é grande e tem nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e Cristiano Araújo são alguns exemplos.

Uma cidade goiana que é considerada o local de entrada do estado também pode ser considerada como o berço de Jorge e Mateus, uma das duplas sertanejas de maior sucesso no Brasil. O município é chamado de Itumbiara, e fica na região metropolitana de Goiânia.

Música no sangue

A música sempre fez parte da vida de Jorge e Mateus. Conheça alguns fatos curiosos sobre essa relação de longa data da dupla.

O então estudante Jorge Alves Barcelos, nascido no dia 27 de agosto de 1982, já era um sucesso no Colégio Estadual Emília Maria Guimarães e os fatos não mentem. A começar pelo boletim que era cheio de notas entre 9 e 10. Um dia, ele cantou em uma dinâmica e foi ovacionado. Já mais velho, passou a dar aulas de geografia na mesma escola e, para não perder o costume, levava o violão e cantava para os alunos na sala de aula.

Com uma mãe que tocava muito bem o violão, Mateus Pedro Liduário de Oliveira, nascido em 15 de julho de 1986, também já era apaixonado por música desde pequeno. O filho de Angela Oliveira era estudante do Colégio de Aplicação Ulbra e apresentava boletins com notas acima de 8, adoração pelo time carioca Flamengo e um histórico de muitas participações nos festivais de música da instituição educacional.

Formação da dupla e álbum de garagem

Jorge e Mateus continuaram cantando separadamente, porém, por causa de amigos em comum eles se conheceram. O talento que pela música que os dois têm fizeram com que formassem uma dupla e já iniciassem as apresentações em maio de 2005. Eram shows em bares, casas de show da cidade de Itumbiara e universidades.

Lembra como dissemos que os dois eram bons alunos? Pois então, nessa época Jorge estava fazendo a graduação do curso de direito e Mateus agronomia. Mesmo com a perspectiva de uma carreira fora da música, eles resolveram apostar todas as fichas na música.

A dupla era tão focada em entrar no meio artístico que gravaram um disco na garagem da casa de Mateus. E não é que foi um bom primeiro passo? O álbum chamou a atenção do público e das gravadoras.

A chegada do sucesso

A gravadora Universal Music foi uma das interessadas no disco de garagem da dupla sertaneja. Com o selo da empresa, a dupla Jorge e Mateus lançou o álbum “Ao vivo em Goiânia”, que ganhou disco de platina, o que significa mais de 80 mil cópias vendidas. Nada mal para um primeiro CD, não é mesmo?

Um dos destaques dessa época é “Pode Chorar”, uma canção que já está entre os clássicos da história da música sertaneja brasileira. Depois disso, a canção “De Tanto te Querer” foi trilha da novela “A Favorita” da Rede Globo.

 Mix de estilos

Como a dupla não parava, ainda em 2008, desenvolveu o projeto “Elétrico”, com músicas sertanejas misturadas com axé e pop. Como se não bastasse, eles criaram a micareta sertaneja. O sucesso foi tanto que Jorge e Mateus formaram a primeira dupla a se apresentar no carnaval da cidade de Salvador, no estado da Bahia.

Em 2009, a dupla lança o segundo álbum chamado “O Mundo é tão Pequeno”. O sucesso de canções como “Voa Beija Flor”, “Mistérios”, “Vou Fazer Pirraça”, “Se Eu Pedir Cê Volta?”, “Onde Haja Sol” e “Amor Covarde” consolidaram os dois como grandes artistas do cenário nacional. Também em 2009, a dupla fez a primeira turnê internacional nos Estados Unidos.

Sem perder o pique, em 2010, Jorge e Mateus fizeram shows em Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Lisboa (Portugal) e Estados Unidos novamente. No mesmo ano, foi lançado o CD “Ao Vivo Sem Cortes”.

Ainda em 2010, a dupla sertaneja lança o primeiro álbum de estúdio intitulado “Aí Já Era”, que tem sucessos como a canção que dá nome ao disco, “Amo Noite e Dia”, “Chove, Chove” e “Tempo Ao Tempo”.

Nesse momento da carreira deles, as influências do estilo pop e da guitarra já estavam nítidas. Entre 2012 e 2014, Jorge e Mateus lançaram mais 3 materiais musicais. Entre eles está um registro ao vivo no Royal Albert Hall, da cidade de Londres, na Inglaterra.

Mais de 10 anos de história

No ano que a dupla completou 10 anos no mundo da música, lançou o álbum “Os Anjos Cantam”, com sucessos como “Logo Eu”, “Nocaute” e “Calma”.

E em 2016, lançaram mais um CD ao vivo chamado “Como sempre feito nunca”.

E aí, qual é sua música favorita do Jorge e Mateus?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *