Música

Fernando e Sorocaba – dupla sertaneja romântica

Conheça um pouco da história de Fernando e Sorocaba
Fernando e Sorocaba: Dupla Sertaneja de Sucesso – Crédito da Imagem: http://portalassis.com.br

O post de hoje é em homenagem a Fernando e Sorocaba. Continue lendo para conhecer mais da história de uma das maiores e mais românticas duplas sertanejas brasileiras.

A história de Fernando

Na certidão de nascimento consta Fernando Zorzanello Bonifácio, porém no coração de muitos fãs de música sertaneja ele é o Fernando. O artista nasceu em 21 de abril de 1984 na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, região Norte do Brasil.

Quando criança o pequeno Fernando roubava o violão do avô para treinar e não ter que trabalhar na lavoura. Entre a juventude e o começo da vida adulta, Fernando e o pai se aventuraram para a região centro-oeste do País se mudando para Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso. Na cidade, ele teve que lidar com dificuldades financeiras, por isso teve que trabalhar em diversas bandas como backing vocal (apoio do artista principal), tecladista, violinista e guitarrista. Nesse período também esteve na banda Arena Country.

Curiosidade: Fernando também gosta de rock’n’roll. Tanto é que uma vez ele declarou curtir muito a banda Guns N’ Roses, dos Estados Unidos.

A história de Sorocaba, que também se chama Fernando

É isso mesmo que você leu o Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, também se chama Fernando. Seria peculiar e diferente uma dupla sertaneja de Fernandos, não é mesmo? O Sorocaba nasceu na cidade de São Paulo em 15 de setembro de 1980 e foi registrado com o nome de Fernando Fakri de Assis.

Entre idas e vindas para uma cidade do interior do estado de São Paulo chamada Sorocaba, ganhou esse apelido. Com essas viagens, Sorocaba criou paixão pelo estilo de vida na fazenda. Aos 11 anos ganhou seu primeiro violão, mas preferiu dar atenção a outras coisas da infância. Mais tarde, provou que o mundo country é algo tão forte na vida dele, que se tornou um praticante da prova do laço.

Na juventude, Sorocaba entrou para a faculdade de Agronomia na cidade de Londrina, no Paraná. E foi nessa época que ele resolveu resgatar o seu instrumento de corda. Com o tempo criou amor pela música e, principalmente, pela música sertaneja. A paixão foi tanta que ele começou a compor e a tocar suas próprias músicas em festas universitárias e em clubes. Em um projeto independente e com o patrocínio de empresas locais, em setembro de 2006 lançou um CD e DVD chamados “Ao Vivo em Londrina”.

Um pouco de polêmica

A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba iniciou seu trabalho em 2005. Na época era composta pelo atual Sorocaba e por Humberto Santiago que usava o nome artístico de Fernando. Ele deixou de fazer parte da dupla em 2007 e, desde então, segue em carreira solo.

Em 2014, Humberto processou Sorocaba argumentando que ajudou a criar a marca Fernando e Sorocaba na época que fazia parte da dupla e usava o pseudônimo de Fernando. Atualmente, ele usa o nome artístico de Fernando Santiago.

Caminhos cruzados e o sucesso nacional

Apesar da saída de Humberto, vulgo Fernando Santiago, Sorocaba não desistiu do seu sonho. Por sorte ou acaso do destino, um amigo em comum dos dois Fernandos os apresentou em um bar da cidade de Londrina. Conversa vai e conversa vem e pronto! Estava contratado o mais novo integrante da dupla Fernando e Sorocaba.

Sem perder tempo, em 2008, os artistas lançaram o CD e DVD “Bala de Prata”, gravado às margens do Rio Bandeirantes do Norte, na cidade de Santa Fé, no Paraná. Esse trabalho divulgou hits como a própria “Bala de Prata”, “Vem Ficar do Meu Lado” e “Noite Enluarada”.

Em 2009, foi a vez do álbum “Vendaval” chegar às lojas. Esse CD conta com o super sucesso “Paga Pau”. E em 2010, os dois assinaram contrato com a gravadora Som Livre e lançaram “Fernando & Sorocaba – Acústico”, seu primeiro trabalho nesse estilo. Como eles não param, nesse mesmo ano eles gravaram mais um DVD com esse show acústico. O registro aconteceu na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

No ano seguinte, em 2011, eles gravaram o DVD “Bola de Cristal – Ao Vivo”. Em 2012, os dois gravaram mais um DVD. Dessa vez o cenário foi a Ópera de Arame, na cidade de Curitiba, e o trabalho chama “Acústico na Ópera de Arame” e conta com projeções mapeadas em 3D, trazendo um efeito diferente e bonito para o público. Em 2014, foi a vez de “Sinta Essa Experiência”.  A partir desse ano também, a dupla sertaneja decidiu seguir o caminho com uma gravadora independente chamada FS Produções Artísticas. E em 2015, “Anjo de Cabelos Longos”.

Lista de hits

Além desses hits que mencionamos a dupla sertaneja ainda tem “Madri”, “A casa caiu”, “Tô passando mal”, “Até o final”, “Teus segredos” e “Você não Sabe o que É Amor”. Sorocaba também é a mente criativa do sucesso “Meteoro”, que Luan Santana interpreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *