Música

Conheça os tipos de dança sertaneja

danca sertaneja
Conheça os estilos de danças sertanejas!

O gênero musical sertanejo ganhou festas e baladas do País inteiro. Para entrar no clima e curtir a música, muitas pessoas não só cantam como dançam. Com passos ensaiados ou não, a dança sertaneja é uma maneira de se divertir muito seja em casal, grupos de amigos e até sozinho.

Entre nessa dança conosco e confira um pouco da história da dança sertaneja, influências, as vertentes mais atuais e até a inspiração country.

Origem da dança sertaneja

A população do sertão desenvolveu um ritmo musical conhecido como sertanejo, que apresenta influências das melodias caipiras e da moda de viola. Os passos que acompanham esse gênero e suas derivações têm as danças tradicionais brasileiras como principal inspiração.

A composição do gênero sertanejo universitário dá créditos ao sertanejo de raiz, arrocha e da música brega. A coreografia dessa vertente musical carrega forte influência dos passos das suas inspirações e da música country, característica dos Estados Unidos. A região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, é conhecida como ser um polo desse tipo de dança.

Passo a passo da dança sertaneja universitária

Para não fazer feio na balada, siga nosso rápido passo a passo dos movimentos básicos do sertanejo universitário. Veja como é fácil!

– Primeira etapa: dê dois passos para a esquerda, depois dê dois passos para a direita.

– Segunda etapa: dê um passo para trás, um para frente e levante o joelho.

Agora é só escolher sua música favorita e começar a praticar alguns passos em casa. Assim, você já estará craque na hora de curtir com o pessoal.

Além de se divertir, ao dançar você estará fazendo uma atividade que cuida do seu bem-estar físico e mental. Aproveite!

Danças originais do nordeste brasileiro

Como já dissemos, muitos ritmos tradicionais brasileiros são influências para os passos mais atuais da dança sertaneja. Veja alguns deles:

Arrocha

Original da Bahia, esse ritmo é inspirado no axé e no forró e pode ser dançado sozinho ou em par. Atualmente, duplas de sertanejo universitário mesclam o estilo arrocha tanto em suas melodias quanto nas coreografias. Impossível não conhece a já tradicional mãozinha na cabeça. É muito comum ver pessoas fazendo os passos do arrocha em shows de música sertaneja, não é mesmo?

Baião

Estilo da música e dança característico do nordeste brasileiro. A batida é tocada com viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão ou sanfona. A coreografia é feita em pares e os passos, inspirados no xote, envolvem balanços, rodopios, giros e o famoso “dois pra cá e dois pra lá” só que em versão mais animada. Luiz Gonzaga é um dos representantes mais conhecidos desse ritmo contagiante.

Xaxado

Dança popular do sertão de Pernambuco, muito praticado pelo cangaço brasileiro. O termo “xaxado” é uma onomatopeia do barulho que os dançarinos fazem ao arrastar os calçados no chão.

Ritmos do country

O country chegou ao Brasil para ficar! O gênero é usado para classificar a música folk da região de Nashville, no Tennessee, nos Estados Unidos. O ritmo é tão contagiante que é impossível ficar parado!

Assim como o sertanejo, o country possui passos tradicionais. As coreografias country são conhecidas no mundo todo por sua agilidade e sincronismo. Venha conhecer!

Two-Step ou Texas Two-Step

Esse é o estilo para quem tem um par. Primeiro, é preciso escolher quem será o condutor e quem será o conduzido. Para fazer os passos básicos, use dois passos rápidos e dois mais lentos alternadamente. Quando você e a parceira ou parceiro já estiverem fazendo isso com facilidade, comecem a treinar outros passos, como o Skater, em que os companheiros ficam lado a lado. Ainda existem outras modalidades tradicionais do Two-Step, como o Sweetheart e o Shadow. E quando quiserem se aventurar por passos mais complexos podem tentar o Trust Fall, em que um par cai no colo do outro e o Between the legs, em que a companheira passa pelas pernas do companheiro.

Partner dance

Outro estilo para quem quer dançar com um par. Esse tipo de dança é ideal para os casais que gostam de arrasar fazendo rodopios e giros na pista.

Single dance, Line dance ou Honky Tonk

Para quem quer dançar sozinho. Ideal para os solteiros! A coreografia consiste ficar em uma fila onde todos fazem movimentos curtos e alguns giros. Além disso, você pode ser criativo e colocar seu estilo sempre respeitando a estrutura original. É nesse tipo de dança que você costuma ver os dançarinos com os polegares dentro da calça.

Aqui no Brasil é comum encontrar festas que tocam o gênero e que as pessoas se envolvem na batida e fazem esses passos. Você já foi em alguma festa com tema country?

Dica: conforto para dançar

O conforto na hora da dançar é essencial. Por isso, antes de começar a praticar os ritmos do sertanejo ou do country, lembre-se de escolher uma bota que não machuque os pés e que seja estilosa ao mesmo tempo. As mulheres podem encontrar ótimos modelos aqui e os homens aqui.

Curiosidade: origem do termo sertanejo

A origem do termo sertanejo ganhou significados diferentes com o passar dos anos. No início do século XVII, o termo servia apenas para diferenciar quem não morava no litoral. Atualmente, o adjetivo sertanejo é uma clara referência à cultura do interior nordestino brasileiro, onde os moradores são conhecidos pela força, resistência e conhecimento da caatinga. A caatinga compreende as regiões de ParaíbaPiauíCearáRio Grande do NorteMaranhãoPernambucoAlagoasSergipe e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *