Moda

Moda Xadrez e country: uma combinação perfeita

Combinação perfeita: Xadrez e a moda country
Veja como combinar o xadrez no universo country – crédito da imagem: http://www.padrebernardocidade.com.br

Combinação mais tradicional e estilosa não há: camisa xadrez com calça jeans e chapéu country. Por ser uma peça tão comum do armário da cowgirl e do cowboy, vamos dedicar o post de hoje só para falar dessa estampa no mundo sertanejo. Confira!

Peça icônica

A estampa xadrez se tornou um clássico da moda. Apesar de haver registros históricos da sua existência desde o século 700 a. C. o desenho está na moda até hoje. O xadrez é peça coringa no guarda-roupa e vai e volta nas passarelas dos desfiles de moda. Exemplo disso foram as peças com xadrez usadas no último da coleção de inverno 2017 da Ralph Lauren no New York Fashion Week (NYFW).

Um pouco da história da estampa xadrez

Do inglês tartan, o “tartã” é um tipo de estampa quadriculada feito de linhas e cores diferentes. Quer saber onde você já viu esse desenho? Na “kilt”, aquela saia tradicional dos escoceses. Os chamados “tartãs” foram usados como representação dos clãs da Escócia a partir do século XVIII.

Pensando no lado ocidental do mundo, a estampa xadrez tem uma história que pode ter começado em 700 –50 a. C. no norte da Europa. E, apesar de estar fortemente ligada á história da Escócia, alguns estudiosos contam que esse tipo de desenho já era moda entre os Celtas. Isso se deve as roupas com padronagens encontradas por arqueólogos.

Como compor o visual

A estampa xadrez é adaptável a vários tipos de ocasiões: seja para a balada ou para o cotidiano. Nossa recomendação é que você some a estampa xadrez com outras peças lisas. Porém, você deve aliar as sugestões com o seu gosto pessoal e criar sua composição de roupas personalizada.

Se optar por combinar a estampa com a peça lisa, lembre-se de harmonizar as cores com cuidado. Use no artigo liso, uma cor que apenas combine com aquela mais aparece na estampa xadrez.

Confira dicas de visual para mulheres e para homens.

Proporções e cuidados

A peça xadrez é sempre o destaque da composição de roupas. Ela irá ampliar as proporções do seu corpo visualmente. Por isso, quando desejar dar protagonismo a alguma parte do corpo, opte por usar o xadrez.

Dicas de combinação para mulheres

As mulheres podem harmonizar a estampa xadrez com diversos tipos de look. É possível combinar uma camisa xadrez com calça ou minissaia jeans ou de couro. E, é claro, o chapéu country e a bota de couro são bem-vindos com qualquer dessas peças que você escolha. E vale incluir o shorts jeans como uma opção para combinar com a camisa. Veja algumas dicas de como montar um look de sucesso com shorts e bota.

A calça jeans, camisa xadrez, bota de couro ou tênis são ótimas sugestões de look para o trabalho. Experimente!

Se for para a balada ou festa de peão, pode optar por colocar acessórios tais como colares, um par de brincos, lenço em volta do pescoço e cinto com fivela. Pequenos detalhes com brilho na camisa também podem complementar bem o visual.

Se você quiser ousar, pode procurar por vestidos estampados 100% em xadrez ou com apenas alguns detalhes. Lembre-se de que estampas na vertical deixam o corpo mais longilíneo.

Gostou das dicas? Então, confira esse post em que mostramos como usar bota cano longo.

Dicas de combinação para homens

A combinação de calça jeans com camisa xadrez é clássica e sempre dá certo. Você ainda pode harmonizar com um chapéu country e botas de couro. E vale lembrar que esse tipo de composição de roupas ainda permite trocar a bota por um tênis e o chapéu por um boné country.

O visual é ótimo para o cotidiano e pode ser uma boa opção para a balada ou rodeio também. O cinto com fivela complementa bem a composição.

Outra combinação clássica é a bermuda com camisa xadrez. Excelente ideia para os dias de calor. Só tome cuidado para não combinar o chapéu country com essa harmonização.

Colete

O colete é uma tendência e uma opção bem interessante para complementar a produção com originalidade e charme. O cuidado fica por conta das estampas e cores. Se a camisa é xadrez, um colete liso com uma cor diferente, porém similar, a camisa é um look de sucesso. Se preferir, pode usar uma camisa lisa com um colete estampado em xadrez. Será super diferente!

Sobreposição de peças

O uso da camisa xadrez como forma de proteção em dias com temperatura um pouco elevada é válido. Basta colocar uma camiseta ou blusinha lisa por baixo e usar a camisa como casaco leve. Se quiser, pode acrescentar um colete por cima.

Novamente o cuidado é na hora de combinar estampas e cores. Opte por apenas uma peça estampada de xadrez e as outras lisas e com cores parecidas.

Dica para eventos de gala

Se você vai a uma festa em que o traje deve ser social ou esporte fino, opte por não usar estampa xadrez. Se quiser, recomendamos que seja um terno ou blazer.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *