Curiosidades

Bota country: dicas de como usar e cuidar

Você sabe como usar e cuidar das botas country?
Dicas para cuidar e usar botas coutry

A bota de couro faz parte da composição de roupas do cowboy de um jeito que, hoje em dia, é difícil pensar em um visual de peão sem esse tipo de calçado.

As referências de botas no mundo western estão por todos os lados. Quem já viu um filme de faroeste sabe bem que a bota de couro é um show a parte. Basta conferir uma película sobre velho oeste dos Estados Unidos com atores consagrados nesse meio. Clint Eastwood, Paul Newman, Joan Crawford, John Wayne, Gary Cooper ou James Stewart só comparavam com muito louvor o estilo country.

Mas não é só em filmes western que as botas de couro de cowboy fazem sucesso. Nas festas de rodeio e peão, esses calçados são essenciais para mostrar quem aderiu ao estilo sertanejo. Tantos as botas country para homens quanto para mulheres expressam um pouco da personalidade de quem está usando. Afinal, você pode usar modelos com desenhos, lisos e de diferentes cores. A combinação com o resto do look completa o charme.

Para sempre ter botas de couro bonitas é preciso conservá-las. Por isso, hoje vamos falar de cuidados e dar algumas dicas de uso também. Confira!

Saiba como tratar bem suas botas de couro

O primeiro passo para deixar suas botas de couro sempre em perfeito estado é limpá-las após o uso. Parece ser trabalhoso, mas quando você ver suas botas em ótimo estado mesmo depois de utilizar muito, vai ver que vale a pena.

Primeira fase

Foi na festa de rodeio no fim de semana? Assim que chegar em casa, passe levemente um pano umedecido para conservar o par de calçado. Se o evento não teve lama, mas teve poeira, prefira uma escova com cédulas amolecidas. Lembre-se de passar a escova com cuidado para não estragar o couro.

Pronto! Esse processo já tirou o grosso da sujeira. Quando estiver menos cansado da festa, pode seguir os próximos passos da limpeza. Vamos lá!

Limpeza profunda e avançada

Quem tem um sapateiro cheio de botas de couro, precisa de um produto que limpe objetos de couro. Tenha sempre um por perto para fazer a limpeza das suas botas de cowboy. Para passar o produto basta usar um pano seco limpo ou uma escova de dentes velha, já que as cédulas estão mais moles. Após esse processo, passe um pano úmido para tirar o excesso do líquido.

Se quiser aumentar a capacidade de limpeza, a etapa seguinte é passar um hidratante de couro com uma escova de cédulas amolecidas ou com um pano limpo. Após isso, use um pano seco para tirar o excesso.

Para dar o polimento, compre um creme especializado nesse tipo de calçado. Para aplicar o produto corretamente use novamente uma escova de cédulas moles ou pano seco e limpo.

Hora da checagem

Tem certeza de que seu par de botas está limpo? Confira cada cantinho antes de se dar por vencido. Se encontrar alguma sujeirinha, repita o processo.

Guardar calçados sem segredo

Se você fez todo o processo de limpeza é ideal que você deixe sua bota de couro descansar. Para isso, basta a colocar fora de qualquer armário para que ela tome um ar. Esse local não pode ter forte intervenção solar ou estar úmido.

Compra correta

Importantíssimo! Antes de comprar produtos para limpar, hidratar ou polir suas botas de cowboy, lembre-se de conferir qual é o tipo de couro e a cor. Existem produtos para cada tipo de couro e cor. E também há produtos que são à base de óleo e a base de água. Confira qual é o ideal para o seu modelo de bota.

Conforto na hora de andar com as botas

Não é mito que as botas de couro precisam de um tempo de uso para que você fique totalmente adaptado a elas. Quer um ótimo conselho? Usar esses calçados com frequência faz com que eles fiquem mais confortáveis. Gostou, não é mesmo?

Então é hora de compor o look. Confira esse post do nosso blog que mostramos dicas de como fazer um visual autêntico de cowboy e como fazer um de cowboy.

Porém se as botas ainda estiverem muito apertadas, misture 3 quartos de água e 1 quarto de álcool de limpeza em um pulverizador e aplique o mix em todo o couro. Não se esqueça de aguardar a secagem antes de usar.

Conforto na hora de andar com as botas

Guarda-roupa, armário, sapateira, closet ou organizador de sapato de plástico ou couro, não importa onde vai ficar sua bota, é essencial que ela seja guardada cuidadosamente. Além disso, é muito eficiente para o dia a dia se você deixar os calçados organizados.

Os organizadores de plástico ou pano são muito eficazes na arrumação das botas de couro. Existem modelos que cabem mais de um par e outros que só cabem um. Veja qual se adequa melhor a quantidade de botas que você tem. Depois da limpeza profunda e de deixar a bota tomar um ar, pode colocar na caixinha.

Gostaram das dicas de como cuidar e usar suas botas de couro de cowboy?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *