Curiosidades

Mara Magalhães: a primeira locutora de rodeio do Brasil

Mara Magalhães: Locutora de rodeio
Conheça a primeira locutora de rodeio no Brasil – Crédito da Imagem: https://www.flickr.com

Dia 21 de agosto é o dia da Festa de Peão de Barretos e também é o dia que Mara Magalhães nasceu. Não pode ser uma simples coincidência que a Mara tenha chegado ao mundo na mesma data em que acontece o maior evento de rodeio da América Latina. Só pode ser destino mesmo! Prova disso, é que ela se tornaria uma locutora de muito destaque em todas as festas de peão do Brasil. Mara fez tanto sucesso que até virou inspiração para novela da Rede Globo. Ficaram curiosos? Para saber mais continue lendo nosso blog.

A história da locutora de rodeio

Como já dissemos, Mara Magalhães nasceu em 21 de agosto. O local foi a cidade de Monte Azul Paulista, interior do estado de São Paulo. Seu pai comemorou o nascimento da filha na Festa de Peão de Barretos. Não tem como escapar do destino, não é mesmo?

Em 1988 venceu um concurso e se tornou a Rainha da Festa de Peão da cidade dela. Isso deu o impulso necessário para que mergulhasse de vez no sonho da locução de rodeio.

Após um casamento que não deu certo, Mara passou a investir mais na trilha do trabalho profissional dentro do ramo do rodeio.

O ano era 1994 e ela estabeleceu como meta para si que seria a primeira locutora de rodeio do Brasil. E, com muita força de vontade e coragem, ela fez de tudo para que essa meta se tornasse realidade. Aos poucos, a locutora em potencial foi construindo degrau por degrau da sua carreira. E ela subiu cada um desses degraus de forma independente e vencendo muitos preconceitos de homens do meio.

As portas da fama

O tradicional programa da Rede Globo, “Esporte Espetacular” foi o empurrãozinho que ela precisava para que sua voz alcance muito mais do que já alcançava. Ela ganhou uma matéria somente sobre ela. A pauta era o fato de ela ser a primeira mulher locutora em terras tupiniquins. Esse era o mote que ela precisava e que ela queria.

Depois desse programa, Mara explodiu no universo country e passou a ser chamada para eventos de peão com mais constância. Junto com isso, também vieram mais espaços na TV. Ela passou a colecionar participações em diversos programas televisivos. Mara já foi ao Faustão, Hebe Camargo, Raul Gil, Gugu, Som Brasil, Jornal Hoje, Luciana Gimenez e muito mais.

Um passo no cenário musical

Mara Magalhães gravou 5 álbuns com canções como “Meu boizinho’ e “Desafio no rodeio” e narrações que rementem ao cotidiano country. Seu último disco foi distribuído pela gravadora Sony.

A locutora representada na novela da Globo

A novela “América” que passou na Rede Globo entre março e novembro de 2005 mostrou a cultura sertaneja em uma cidade fictícia chamada de Boiadeiros. A telenovela foi escrita pela famosa Glória Perez e dirigida por Jayme Monjardim, Luciano Sabino, Marcelo Travesso, Teresa Lampreia, Carlo Milani, Marcos Schechtman, e Federico Bonani.  Esse programa contou com atuações clássicas de Deborah Secco, Murilo Benício, Lúcia Veríssimo, Nívea Maria, Matheus Nachtergaele, Murilo Rosa, Marcello Novaes, Eri Johnson e muito mais.

A autora Glória Perez estudou muito para fazer a novela “América” com riqueza de detalhes e respeitando ao máximo a cultura sertaneja. E isso não significa só deixar o figurino o mais country possível, isso significa entender profundamente quem são as pessoas da vida real que tornam esse mundo de cowboys e cowgirls como ele realmente é. Por isso, ela conversou com figurinhas clássicas e reais do mundo country, inclusive com a Mara Magalhães.

Foi inspirada na Mara que a autora criou a locutora de rodeio Gil, interpretada belamente pela atriz Lúcia Veríssimo. No drama televisivo, Gil é uma mulher de forte presença e personalidade, não diferente da Mara na vida real. Além de trabalhar muito, a personagem de Lúcia tem que vencer os preconceitos por ser uma mulher em um mundo masculino. Parecido com os obstáculos que Mara enfrentou.

Além do reconhecimento na novela, Mara Magalhães também passou a negociar valores maiores para os seus cachês nos eventos sertanejos.

E aqui vai uma mais uma curiosidade sobre a novela “América”. O Pedro da Santa apareceu no programa interpretando ele mesmo. Também conhecido como Pedro Andarilho, ele carrega a imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida em rodeios e eventos sertanejos pelo Brasil há mais de 20 anos. Até já falamos dele por aqui, confira!

O legado de Mara

Hoje, com mais de 30 anos, a locutora Mara tem uma carreira de mais de 20 anos reconhecida e admirada por quem é do meio country e quem não é. Ela é uma inspiração para meninas e mulheres que desejam trabalhar com a cultura sertaneja, mas não encontram espaço.

Atualmente, Mara faz, em média, 112 apresentações por ano em rodeios, bailes e outros eventos. Com o seu trabalho, ela já percorreu todo o Brasil.