Animais

Tipos de pelagem e cuidados

Pelagem de Cavalos - Saiba como cuidar
Tudo que você precisar saber sobre pelagem de cavalos – Crédito da Imagem: http://cavaloumapaixaoo.blogspot.com.br

Atentar-se para a saúde do cavalo inclui cuidar da pelagem dele. Existem diversos tipos de pelo de equino e eles podem mudar de acordo com a raça. Hoje vamos falar um pouco das variações e cuidados de pelagem dos cavalos. Continue lendo para saber mais!

Animal majestoso

O cavalo é um animal que poderia facilmente representar a cultura country. Seu corpo imponente, seu cavalgar corajoso e sua beleza inigualável são características que parecem ser incomuns em vários animais, mas que são muito comuns nesse equino. Por ele ser tão importante, os donos de cavalos devem ser muito cuidadosos com a saúde física e a saúde psicológica do animal.

Aqui no blog já conversamos sobre cuidados com a alimentação dos cavalos. E tudo faz parte da saúde do animal, até mesmo os acessórios para o haras.

Primeiro passo

Antes de comprar qualquer tipo de produto, é essencial ir a um veterinário para verificar qual é o tipo adequado para a raça do seu cavalo.

Cuidados básicos com os cavalos

Está fazendo a lista de compras para cuidar do pelo do seu cavalo? Então se atende aos pontos abaixo:

  • Na hora de comprar produtos como shampoo e condicionador, sempre escolha aquele que são feitos especialmente para cavalos e converse antes com o seu veterinário. Assim, não há erro.
  • Outra necessidade é dar banho sempre depois dos exercícios físicos. Além de tirar o suor do pelo, ainda ajuda o animal a relaxar.
  • Escovar o pelo do cavalo diariamente também é essencial. Se for preciso, amarre o animal para que ele não fuja no processo. E não se esqueça: busque por escovas especiais para cavalo.

E não se esqueça de que todo o ambiente pode fazer com que o animal se sinta mal ou bem e, assim, contribuir de forma negativa ou positiva para a saúde dele.

Diferenças do potro para o animal adulto

O potro, filhote de cavalo, tem a cor da pelagem indefinida até os 2 anos de idade. O ideal é esperar que esse período passe para analisar qual é a cor que ele terá pelo resto da vida.

Tipos de pelagem

As cores mais comuns para pelagem é a branca, a alazão, a negra ou a preta, a baia ou a palomina. Saiba um pouco mais sobre as cores de pelagem simples:

  • Branca: os cavalos brancos em sua maioria são tordilhos, porém podem ser os equinos que já estão mais velhos ou que são albinos.
  • Alazão: ele apresenta um leque de tons castanho mais avermelhado. O tipo mais escuro tem um tom quase roxo e o mais claro quase brilhante. Os cavalos tipo alazão ainda podem ter crina, cauda e pintas de diversas cores como castanhas, negras ou palha dourada.
  • Negra ou preta: como o próprio nome diz esse equino tem a cor bem escura.
  • Baia: tom de marrom castanho mais avermelhado até o marrom mais escuro. E a crina, cauda e parte inferior das pernas mais puxadas para a cor preta.
  • Palomina ou baia branca: a cor dos cavalos com essa pelagem é dourada mais clara. Não há marcas em seus pelos e a cauda e crina são mais puxadas para a cor branca. E você pode não acreditar, mas a cor muda de acordo com a estação do ano. Durante o inverno, a cor do pelo fica quase branca. Já no verão volta o tom mais dourado.

As pelagens compostas podem ter cores chamadas de lobuno ou de libuno, de zaino, de zaino negro, de rosilho, de tordilho, de overo ou de oveiro e de ruão ou de ruano. Agora vamos contar um pouco mais das pelagens compostas. Confira:

  • Lobuno ou libuno: a paleta de cores com esse nome é da cor cinza e a maioria dos cavalos que possuem esses tons tem uma listra da cernelha até a corna. O animal pode variar entre lobuno claro ou escuro.
  • Zaino: é uma versão mais brilhante da cor castanho, com alguns pelos pretos. Existe o tipo claro e o negro.
  • Zaino negro: cavalos com essa cor possuem uma variação de tonalidade que vai do zaino, que falamos acima, até o negro.
  • Rosilho: rosilho é um nome usado para determinar os equinos que têm pelo avermelhado misturados com brancos. São duas ou mais pelagens misturadas, mas que não formam manchas específicas. Suas variações podem ser chamadas de abaiado, claro ou prateada, moura, overa, tostada, colorada e gateada.
  • Tordilho: essa adorável pelagem pode ser branca ou preta que podem clarear. Os tons podem ser chamalotados ou apacatados, claros e negros.
  • Overo ou oveiro: cavalos com essa pelagem possuem manchas assimétricas por todo o corpo.
  • Ruão ou ruano: são os cavalos que tem pelos brancos e coloridos no corpo. Outra característica é a cabeça e as partes inferiores da perna, crina e causa de cores idênticas.

Para finalizar, existe o tipo de pelagem diluída. Esses são os casos em que há ação dos genes de diluição em cima dos pelos brancos.